Blog
Casa do Gado em Iaciara GO
Diarreia em bovinos: causas, sintomas e tratamento
Muitas vezes o gado sofre de diarreia. Saber avaliar suas fezes é fundamental para o tratamento. O problema, normalmente, é evidenciado por uma mudança no caráter das fezes que ficam mais aquosas e soltas. Existem muitas razões pelas quais um animal fique com diarreia. É importante caracterizar a consistência e a cor das fezes ao decidir como tratar o problema.
A infecção com coccidia é uma causa comum de diarreia sangrenta. O estresse do transporte, mudanças na dieta, processamento e mistura com novos animais podem ser suficientem para provocar coccidiose clínica. Um coccidiostático deve ser incorporado na ração. Pode ser necessário tratar animais individuais que apresentem sinais graves.
A infestação de vermes também pode resultar em diarreia, que pode ser ligeiramente solta, aquosa e apresentar cor normal. Esta condição é tratada facilmente durante o processamento usando um agente de desparasitação eficaz.
Alterações abruptas na alimentação, como introduzir demasiado grão muito rapidamente ou colocar o gado para fora em pastagem exuberante pode causar diarreia. No segundo caso, a diarreia pode ser solta e verde. É importante introduzir gradualmente o gado em concentrados e suplementos. Também pode haver problemas com inchaço. Se houver inchaço, reduza o nível de alimentação e ofereça feno.
O gado também pode ter diarreia com uma infecção por Salmonella. A diarreia é geralmente amarela e tem um cheiro ruim. Pode haver muco e sangue nas fezes. Os animais, normalmente, ficam deprimidos e podem ou não ter febre. A única maneira de diagnosticar Salmonella com confiança é através de uma cultura bacteriana. Um teste para determinar a sensibilidade aos antibióticos também deve ser executado para determinar qual usar.
Lembre-se: o gado com diarreia devem ter acesso a água limpa. Consulte o seu veterinário para recomendações.
Voltar